Pesquisa-me ;)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Geração à Rasca ou Geração Mimada?


Com o protesto da Geração à Rasca, uma pessoa não pode deixar de se questionar...de quem é a culpa?


A primeira versão é bastante óbvia: do governo. Eu sempre fui muito solidária com os dirigentes e líderes desde os delegados de turma aos patrões, simplesmente não me consigo imaginar com a responsabilidade e pressão que possam ter sobre as costas, imaginem se essa pressão for um país de revoltosos que discordam a cada passo que damos. Por isso, acho que devemos reflectir se alguém conseguiria fazer melhor que os actuais responsáveis nestas condições cada vez mais desesperantes. Ok, eles usam fatos caros mas nenhum português é conhecido pela poupança.
Também já ouvi outra versão, a versão de que esta não é uma "geração à rasca" mas uma "geração de mimados". "Que procurem trabalho noutras áreas, silvicultura ou agricultura! Que vão trabalhar!"... até tem a sua lógica esta teoria, num mundo cada vez mais competitivo não podemos ser picuinhas. Mas compreendo igualmente a revolta dos recém-licenciados. Andaram tanto tempo a estudar (alguns através de empréstimos) para poderem ter um futuro na área que gostam e assim de repente dizem : "Olha sei que tens diploma na área das relações internacionais mas vais ter que ir plantar árvores"? Eu não estaria bem com isso. 
Ao ouvir os relatos do "apanhado" da SIC sobre a manifestação, eu tentei pensar: "Vá Inês, não desesperes, tu tens boas notas e és boa naquilo que queres.". Até que reparei que a maioria dos jovens que lá se encontravam em situações precárias no trabalho estavam formados em Ciências da Comunicação ou Comunicação Social...NICE -.-'
A verdade é que já ninguém passa indiferente a esta situação. Até no café, onde é suposto discutirmos o lado "mais brilhante" da vida como a que festival vamos este verão, só se ouve "Ai eu ontem até comecei a chorar, nós não temos futuro!". Realmente animador. É por isso que já tenho as malas prontas para dar corda aos sapatos mal acabe a universidade, não para fugir à crise mas para fugir ao pessimismo português.
Coitados é dos Deolinda, só queriam fazer música e fizeram uma manifestação nacional.

Sem comentários: